Formação

Formação e Desenvolvimento de Competências

Hoje reconhece-se que a visão tradicional da formação, como um episódio pontual no ciclo de actividade do Colaborador, não produz resultados duradouros, nem tem o potencial para modificar atitudes, comportamentos e formas de trabalhar de pessoas, de equipas e, em última análise, de empresas.

Na PCA Consultores acreditamos que a formação, para permitir a aquisição e desenvolvimento de competências, deve ser experiencial e sistémica.

Experiencial, no sentido de ancorar a aprendizagem em casos práticos e problemas que realmente se colocam no dia a dia da empresa e cuja resolução com sucesso exige uma forma diferente de ver e fazer as coisas.

Sistémica, porque não é possível mudar a forma como uma organização funciona, sensibilizando para a mudança equipas desgarradas de Colaboradores, sem que haja o envolvimento e compromisso dos gestores de topo, cujo exemplo e apoio constituem o mais forte estímulo para a mudança.


Por isso, o nosso programa de Formação  é inteiramente construído à medida das necessidades da sua empresa.

Esse trabalho prévio – que está incluído no custo da formação - passa por entrevistas estruturadas com os gestores seniores da empresa e pela observação directa do trabalho desenvolvido na mesma e da forma como este é realizado.

Esta fase preliminar permitirá a construção de casos práticos e role playings que serão testados, quanto ao seu rigor e relevância, antes de aplicados.

E ainda a organização de conteúdos temáticos para os workshops que se ajustem à natureza do negócio da empresa e seus objectivos de médio/longo prazo.